Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 08/04/2009

O G-20, o Brasil e a crise econômica


Os questionamentos simples e objetivos feitos pelo escritor e ganhador do Nobel de Literatura, José Saramago em relação ao G-20 (http://caderno.josesaramago.org/2009/04/02/g20/), que se reuniu na semana passada em Londres, me fez refletir. Desde meados de setembro de 2008 os noticiários apresentam todos os dias sinais positivos e negativos, sejam de confiança dos consumidores e produtores, seja de emprego, nível de atividade, mercado financeiros, “quebra-quebra” e discursos pomposos de políticos e personalidades da área econômica.

Em um esforço global para conter, amenizar, reverter ou qualquer outro verbo que transmita uma mensagem positiva contra a crise (já que ninguém sabe ao certo em que pé estamos), os líderes mundiais das 20 maiores economias (totalizando 2/3 da população e 90% do PIB mundial) se reuniram. Apenas eles poderiam transmitir, em conjunto e em sintonia, uma mensagem para acalmar os mercados, o recado necessário (assim esperamos) para restaurar a confiança nas grandes economias mundiais e nos “loiros de olhos azuis”. É nesse sentido que se encaixam as perguntas de Saramago: “Quê? Para quê? Para quem?”. Os países que compõem o G-20 são os países desenvolvidos que formam o G-8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia) e um outro grupo de países com economias emergentes em sua maioria (África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia).

pib-ocde1Pelo que fica bastante visível, segundo as últimas estimativas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os países mais afetados pela crise são os que pertencem os grupo da OCDE, sendo que os outros países em desenvolvimento seguem uma trajetória mais parecida com a dos países do BRIC. Logo, a reunião do G-20 atende principalmente aos interesses dos países desenvolvidos, já sabendo que o centro da crise iniciou-se nesses países. Nesse sentido, tendo sido respondido o que é o G-20, para quê e para quem ele serve, qual o papel dos líderes de países como Brasil, China, Índia ou outra nação de economia emergente nessa reunião?

O papel desses países depende apenas dos líderes dos mesmos. A crise econômica impacta de maneira muito mais branda esses países, com excessão da Rússia, que por outros motivos terá um ano bastante dificil em 2009 mas uma recuperação mais rápida em 2010. A oportunidade de uma nova configuração de poder econômico e político é sem precedentes. “Nunca antes na história desse país” e na história dos outros emergentes do G-20, a capacidade de influenciar e propor soluções que levem em consideração os países em desenvolvimento esteve tão forte.

Aparentemente temos  “o político mais popular da Terra”, segundo Obama, mas no discurso de Gordon Brown é que identificamos a maturidade do discurso do Brasil. Revelando uma conversa particular com Lula, “…quando líder sindical, culpava o governo. Quando líder da oposição, culpava o governo. Quando me tornei governo, passei a culpar a Europa e a America”. É preciso ter um discurso e posição mais madura ao participar da elite da política mundial, ainda que no conteúdo da declarações não sejam de todo errado. O Brasil pode fazer ter um papel ainda mais em destaque nessa nova ordem mundial que se reconfigura e pode sair muito por cima da atual crise, basta saber como nossas lideranças irão aproveitar esse momento.


Responses

  1. Pior que nada de extraordinário saiu dessa reunião. Mas pelo fato de ter saído alguma coisa, já surpreendeu a todos.

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: