Publicado por: Flávio Samara | 15/05/2009

De padocas até concessionárias


Entre os diversos indicadores utilizados para avaliar a saúde da economia brazuca, temos a chamada Pesquisa Mensal do Comércio. Ou vendas no varejo. Em português claro, trata-se do volume e receita auferidos pelo comércio varejista no Brasil. Vendas em supermercados, lojas de roupa, informática, carros e motos, farmácias, e outros, tudo calculado por esse único índice. Praticamente um milagre da estatística. Juntar um monte de informações em um único número.

Por acaso, essa pesquisa referente à março deste ano foi divulgada nesta semana, no dia 14/05, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O que nos informou? As vendas no varejo expandiram 1,8% em volume, comparado com o mesmo mês em 2008. Sempre é bom ver as vendas em expansão. Porém, não estamos no meio de uma crise? Como então o comércio pode estar vendendo mais que no ano passado? Muito bem questionado.

Aí que entra a análise do cenário. Olhando o número de um único mês exclui a importante informação da tendência. Pense como se fosse olhar uma fotografia focando em apenas um ponto, ignorando o resto da imagem. Não dá para saber o que a foto retrata. Talvez adivinhar. Então, o que nos reserva a fotografia inteira do comércio brasileiro? Está desacelerando. Neste caso, pense em um carro diminuindo de velocidade. Não está andando de ré (vendas estariam em contração), mas está andando mais devagar (analogia bem aplicada?).

Como concluir isto? Através da taxa acumulada de 12 meses. Essa é a nossa fotografia completa. E ela segue abaixo para ser apreciada. Perceba como a taxa acumulada está desacelerando desde que começou todo o problema da crise. Por outro lado, não houve qualquer tipo de colapso. O que não deixa de ser uma boa notícia.

Vendas no Comércio (acum. 12 meses)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: