Publicado por: Flávio Samara | 04/09/2009

Palavras e ações


“O petróleo é do povo brasileiro”, “A Petrobras é do povo brasileiro”, “As riquezas é do povo brasileiro”. É incrível como o discurso “nacionaltrouxista” é traído pelas ações do governo. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u619302.shtml).

Uma nova capitalização da Petrobras que venha a diminuir o poder dos minoritários é proibida pelas normas do mercado acionário. Por acionistas minoritários, eu incluo os assalariados que foram induzidos pelo governo a comprarem ações da Petrobras com seu FGTS. Afinal, teriam uma parte da Petrobras, que é do povo brasileiro. Veja bem, isso não vem ao caso agora.

Mas o que é mais interessante, se é que essa palavra é aplicável neste caso, é a idéia de comprar as ações diretamente no mercado acionário. O governo utiliza o dinheiro de contribuintes para ter direito a mais dividendos e poder sobre a empresa. Se houvesse uma contrapartida de cortes tributários, poderia se dizer que o ganho foi socializado. Porém, nenhuma palavra sobre isso. Pelo jeito somente o custo de aquisição é que será do povo brasileiro. O ganho permanece com o governo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: