Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 20/09/2009

O Colapso


O que podemos fazer para evitar a destruição de nosso mundo?

o_colapso

O Colapso

Em 2005 foi publicado pela primeira vez “O Colapso: Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” de Jared Diamond, que, com diversos exemplos, analisa como algumas importantes e intrigantes civilizações do passado e algumas sociedades atuais foram conduzidas à sua extinção ou estão em uma situação que se não superarem as adversidades terão o mesmo fim. Os fatores decisivos para modelar o futuro de uma sociedade são os mesmos, problemas de administração dos recursos, meio ambiente, crescimento populacional, todos elementos que também temos que nos preocupar nos dias de hoje.

Os exemplos abordados no livro (que pretendo expor no blog, em diversos posts, sendo esse apenas uma introdução), agregam bastante no entendimento da sustentabilidade e, dentro do panorama histórico, temos também um entendimento concreto das consequencias da não-sustentabilidade em povos que foram extintos. A idéia é, além da exposição da tese do livro, adicionar comentários relacionando os temas abordados com a economia do dia-a-dia e situações dos dias atuais.

As perguntas que o livro nos faz vão na linha de “Como pode uma sociedade outrora tão pujante acabar entrando em colapso? Qual foi o destino de seus indivíduos? Foram embora e (…) por quê? Ou será que morreram ali mesmo, de modo miserável? (…) Será que nossa próspera sociedade acabará tendo o mesmo destino? Que escolhas econômicas, sociais e políticas ainda podemos fazer para não termos o mesmo fim?“. Essas são apenas algumas perguntas que servem como base para uma reflexão durante todo o livro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: