Publicado por: Bruno Massera | 22/09/2009

O Leão na Poupança


E o governo finalmente decidiu: cobrará imposto de renda sobre os redimentos da poupança a partir do ano que vem. Mas calma leitor, a maioria não será afetada.

Nem vamos entrar no mérito de se é correto ou não, se seria a melhor forma e todo este bla bla bla. Nosso querido e amado governo sempre opta pela opção mais fácil, geralmente não a melhor.

A partir de 2010, aqueles que mantiverem quantias superiores a R$ 50 mil terão seus rendimentos taxados em 22,5% direto na fonte. Estima-se que apenas 1% das contas ativas tenham saldos acima destes valores afetando uma pequena parcela dos poupadores.

Mas se você for um deles, tentará buscar alternativas (jeitinho brasileiro) para evitar esta tributação. Tentará abrir contas em diversos bancos e manterá saldo inferior a R$ 50 mil. Abrirá contas em nome da esposa e dos filhos. E por aí vai.

Embora o recolhimento não ocorra na fonte para estes casos, o pagamento do IR será feito na declaração anual pois será necessária declarar todas as contas poupanças bem como seus dependentes. Ou seja, dificilmente você escapará da tributação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: