Publicado por: Bruno Massera | 25/09/2009

Cartão de crédito: aliado ou inimigo?


Ao lado do cheque especial, o cartão de crédito é visto como um dos principais inimigos dos endividados. Em caso de inadimplencia ou atraso, as taxas são absurdas e os juros são exorbitantes. Estes são os fatos para aqueles que perdem o controle na gestão dos cartoes de crédito e começam a pagar o minimo da fatura. Uma vez iniciado este processo, ele cresce como uma bola de nevel rolando pelo Himalaia.

Por mais estranho que pareça, cartão de crédito não deve ser visto como uma fonte de crédito. Ele deve ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro, um meio de pagamento, que possibilita concentrar parte de nossos pagamentos num único dia.

Sob esta nova perspectiva, o objetivo é melhorar o fluxo de caixa. Em outras palavras, ao invés de diariamente sair dinheiro da sua conta em pequenas quantias, há grandes saidas em datas especificas. Podemos considerar ainda, a praticidade e a segurança de não carregarmos dinheiro o tempo todo conosco.

Por fim, e não menos importante, os programas de fidelidade do cartão podem e DEVEM ser utilizados como forma de reduzir custos de viagens ou mesmo torná-las gratuitas. Praticamente todos os cartões geram pontos que podem ser convertidos em milhas e utilizados na TAM ou GOL/VARIG. Imagine que voce gasta em torno de R$ 1.000 por mês em todos os seus cartões. Com isto você conseguiria ao final de 1 ano aproximadamente 6.000 milhas. Este ano viajei para Uberlandia utilizando 4.000 milhas, ida e volta. Mesmo que você não queria viajar, você pode trocar seus pontos por utensilios domesticos ou assinaturas de revistas. De certa forma, sempre há algum retorno financeiro.

Mas e o custo da anuidade, Bruno ? Há cartões que não cobram ou anualmente voce deve ligar para negociar com a administradora. Elas tem dado desconto ou isentado para não perder o cliente. Afinal, elas ganham dinheiro, de fato, sobre uma porcentagem das vendas. Basta procurar ou tentar negociar. A dica é concentrar ao máximo em uma administradora, por exemplo, BB, Santander, Itau, mesmo que voce tenha mais de 1 bandeira (visa, mastercard, amex, etc).

Agora, se você é uma daquelas pessoas que não consegue se controlar, sempre estoura o limite ou frequentemente paga o minimo, saia correndo dos cartões de crédito.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: