Publicado por: Bruno Massera | 03/10/2009

Brasil: O país do Esporte


Pan, mundial de natação, copa do mundo e agora as OLÍMPIADAS ! Tudo conspirando para que o Brasil alcance seu lugar ao sol. Nem Obama conseguiu ajudar Chicago na disputa. Lula é o cara (sem entrar no mérito politico). Convocou uma tropa de choque: Paulo Coelho, Pelé, Meirelles e muitos outros. Rio é a cidade maravilhosa. Ganhamos ! E cá estamos escrevendo algumas linhas refletindo sobre o que nos aguarda até 2016.

E o que isto tem a ver comigo que não sou mais atleta? Além do turismo, vejo OPORTUNIDADES. Econômicas, financeiras, sociais, etc. Serão bilhões de reais, dólares, euros yens jorrando para o Brasil pelo menos até 2016.

Todos estes eventos geram necessidades de infra-estrutura para qualquer país. Imagine para o Brasil, país carente nesta área. Se ainda havia dúvidas da construção do trem de alta velocidade, eu estou convencido de que ele sairá do papel. Parte ficará pronta até a Copa de 2014 e o restante até as Olimpiadas de 2016. Estradas, aeroportos, metro, estádios e por aí vai. Somado ao boom da construção civil, o Brasil se transformará num gigantesco canteiros de obras, ainda que concentrado na região sudeste, é verdade.

Toda esta necessidade de infra-estrutura refletiu imediatamente na BOVESPA na sexta-feira (02/10/09). Enquanto as bolsas pelo mundo sofriam uma realização de lucros, a bolsa brasileira reverteu após o anuncio do Rio como sede das Olimpiadas e fechou em alta. Depois das 12:30, hora da desclassificação de Chicago e Madrid, investidores iniciaram compras freneticas de ações de empresas diretamente ligadas a tais eventos. Olhem os graficos de GOL (GOLL4), TAM (TAMM4), Gerdau (GGBR4), por exemplo. Quase 5% de alta em alguns minutos. Uma loucura irracional, eu diria. Estamos falando de 5 a 7 anos, ainda que os investimentos comecem bem antes.

O Brasil passa pela crise sem grandes traumas, se compararmos com o restante do mundo. O Mercado Interno continua forte, a Moody’s nos levou ao grau de investimento, a economia deverá fechar o ano em ligeira alta. O país é visto pelos investidores estrangeiros como um dos melhores lugares para se investir nos proximos anos. Imaginem agora? O ceu é o limite para a bolsa.

Poderíamos ainda analisar os impactos sociais destes eventos. A motivação de nossas crianças para o esporte. A oportunidade de investirmos no desenvolvimento de equipes de alto desempenho. A alavancagem do turismo ao posto de um dos principais setores de nossa economia, ao bom estilo espanhol. Enfim, milhares de oportunidades que não podemos desperdiçar desta vez. Agora é nossa hora. Não deixemos que a corrupção e os politicos estraguem nossa festa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: