Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 15/11/2010

Brasil – Uma perspectiva para 2011 (Update Nov/10)


Leia mais: EXPECTATIVAS DE MERCADO (Updates)

Desde a última atualização desse blog em relação às expectativas de mercado (Jul/10), a economia brasileira não apresentou grandes revoluções nem mudanças de rumo, apresentando um cenário bastante positivo para 2010 e 2011. Um ponto importante a ser visto aqui é que 2011 não será mais próspero do que 2010, que é uma percepção errônea de muita gente, já que 2009/2010 foram anos de “crise”. De acordo com a pesquisa das expectativas do mercado, realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) com expectativas até 05/11/10, o cenário de inflação acima da meta e juros acima dos 2 dígitos para combater a inflação estão bastante consolidadas, tanto em 2010 e 2011. Do ponto de vista de produção e PIB, as expectativas não param de trazer um cenário bastante positivo para o país, com menos otimismo para 2011.

A expectativa do mercado para o  Produto Interno Bruto  de 2010 aponta impressionante ritmo de expansão de um “crescimento chinês” de 7,6% (mantendo o comentário que está em moda dizer “crescimento chinês”) e uma desaceleração nessa taxa para 4,5% em 2011 (gráfico 1). Apesar de ser quase 3 pontos percentuais a mais que o crescimento esperado há um ano atrás (04/11/2009 – 4,83%), o resultado para 2011 continua mais ou menos estável a quase 12 meses. Isso significa que desde o ano passado e ao longo de 2010 não houve NADA que fizesse a percepção dos agentes melhorar o resultado do ano que vem, incluindo o conturbado período eleitoral. Desmentindo aqui o “crescimento chinês”, o crescimento do PIB da China em 2009 foi de 9,1% e em 2010 é esperada uma taxa de 10,5%, ou seja, ainda não estamos lá. Além disso, se compararmos o crescimento do Brasil do biênio 2009/2010 (-0,19% e os7,6% esperados) com os da China (9,1% e 10,5%, segundo projeções do FMI), nós apresentamos uma taxa acumulada de 3,6% de crescimento ao ano, enquanto a China apresenta taxa de 9,8%, ou seja, ainda estamos muito longe de ousar dizer “crescimento chinês” no Brasil. Bom, como essa performance se encaixa no resto do mundo? Segundo os mesmos dados do FMI, a América do Sul deve crescer 6,3% em 2010 e 4,1% em 2011, crescimento puxado pelo Brasil, já que apresentamos taxas superiores à essas (gráfico 2). Na classificação entre “Economias Avançadas” e “Economias Emergentes e em Desenvolvimento”, 2010 apresenta resultados de 2,7% e 7,1% respectivamente. Em 2011, os números são mais moderados, de 2,2% e 6,4%, na mesma comparação. O crescimento do PIB Mundial é projetado em 4,8% e 4,2% nesse ano e no próximo, após ter caído -0,6% em 2009. Ponto positivo para o Brasil, crescendo acima desses números!

Outros indicadores importantes que merecem atenção são a inflação e os juros. Em 2010, a inflação anual esperada é de 5,31%, sendo que 4,38% disso já é dado efetivo, divulgado pelo IBGE. Se considerarmos a medianas de taxas mensais de inflação para os próximos 2 meses, a inflação em 2010 seria de 5,43%. Bom, esse ano foi particularmente difícil para os agentes econômicos acertarem alguma coisa de inflação no mês a mês, mas ainda confio bastante nas projeções anuais, que estão mais livres de condições sazonais. No início de 2010, a inflação  surpreendeu bastante por motivos sazonais, principalmente muita chuva e a inflação dos alimentos veio bastante mais alta do que o sazonalmente esperado. Em maio a mesma inflação de alimentos começou a recuar e o IPCA cheio voltou a cair mais fortemente que o esperado, salvando o Brasil de um possível cenário de inflação próxima de 6% em 2010 e juros ainda mais elevados. Contudo, o final de ano é também bastante pressionado por aceleração de inflação e outubro já mostrou que os agentes ainda estão conservadores sobre suas expectativas. O cenário anual de inflação para 2010 voltou a piorar depois que o BC parou de subir as taxas de juros para avaliar o resultado do aumento de 2pts dado nas reuniões apontadas pelo gráfico à direita. Nas últimas 2 reuniões o BC optou por manter a atual taxa em 10,75% a.a. e com isso, a inflação de 2011 já começa a acelerar um pouco, chegando a quase 5%, acima da meta, assim como a inflação desse ano. Qual a consequencia de inflação mais elevada? Como o ano que vem não é ano eleitoral, o BC deve ser um pouco mais enérgico em tomar atitudes para deixar a inflação sobre controle, a não ser que a presidente eleita queira mexer na pseudo-autonomia conquistada do BC nos últimos anos (FHC e Lula). Há quem diga que a presidente eleita adote uma postura mais desenvolvimentista e, assim ,vai pressionar ainda mais a inflação e podendo inclusive atar as mãos do BC. Há quem diz o contrário e que as atitudes serão mais na linha da austeridade fiscal e colocar a casa em ordem, sendo assim, respeitará muito mais as instituições e o legado deixado pelo BC. Se assim for, abrirá mais espaço para queda da inflação. O que deve acontecer? Ninguém sabe e, isso visto sob a ótica das expectativas de mercado, nem uma coisa nem outra está clara ainda e por isso não está sendo precificada ainda na pesquisa Focus. Sendo assim, é mais fácil acreditar que as coisas vão se manter na mesma trajetória que se encontram hoje. Por esse motivo, a trajetória de inflação deve ser corrigida antes que fique fora de controle, pressionando assim o BC a aumentar a taxa Selic de juros em 2011, chegando a 11,75% no final do período (dez/2011).

Principalmente na questão final apresentada, sobre juros e inflação, muita coisa ainda pode mudar, a depender do humor da nova presidente eleita, das suas idéias sobre desenvolvimento ou austeridade, de sua equipe econômica e da manutenção ou não das ideologias de Lula, seu antecessor e seu mentor, agora na condição de ex-presidente. Uma atitude certa ou errada pode desestabilizar o comando da nova presidente, frente ao senado e câmara, podendo colocar em risco sua governabilidade. Quanto ao crescimento do PIB, 4,5% é muito razoável e é o tipo de coisa que não depende do presidente apenas, mas do conjunto político, das instituições e da confiança da sociedade em relação ao futuro.

Anúncios

Responses

  1. LOL

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: