Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 24/06/2014

Mais de 25 anos de trem bala


 

Eu sou muito novo para me lembrar, poderia dizer, das primeiras discussões a respeito do trem bala entre SP-RJ. A minha lembrança mais recente a respeito do trem bala ou trem de alta velocidade (TAV) remonta aos idos de 2004, mas não que antes disso não houvesse debate. Nesse ano, foi inaugurado um trem na China, em Xangai um dos poucos trens por levitação magnética em operação comercial no mundo atualmente. Esse trem liga o centro comercial de Xangai ao Aeroporto Internacional de Pundong. Ele é capaz atingir  uma velocidade operacional de 430 Km/h (no percurso de 30,5 quilômetros).

A reportagem abaixo é de 1987, quase 30 anos atrás. Me causa até um certo espanto ler a notícia, que contém passagens como:

Nas últimas semanas, voltou a rolar uma solução que há décadas faz suspirar, de desejo, os passageiros mais regulares dessa rota e, de cobiça, os empreiteiros com bom trânsito no Ministério de Transportes.

Ainda que na mesma reportagem se evidencie o fato de projetos de infraestrutura necessitarem de anos de estudos técnicos e de viabilidade financeira, desde que eu me lembro do projeto já se foram 10 anos. O que ainda assustas em relação à “solução que há décadas faz suspirar” é o plural de décadas, que, para o português e a lógica estarem em harmonia, devem ser no mínimo 2 décadas. Se em 1987 já se dizia isso, as primeiras ideias de um trem regional de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro devem remontar pelo menos do final da década de 60.

“Pro espaço” com o Plano de Metas, o Brasil tem demorado mais de 50 anos para evoluir 5.

trem bala

 

Ao rever e recordar artigos como esse causa um certo desanimo com o futuro do país.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: