Publicado por: Flávio Samara | 27/09/2015

A austeridade fiscal não é a causa desta recessão


Passa crise, volta crise, é tradição apontar a ortodoxia econômica como a causa da crise. A recessão atual, iniciada no segundo trimestre de 2014, teve reações que não diferem em nada do observado anteriormente: o foco é culpar uma suposta austeridade fiscal, encabeçada hoje pelo Ministro Levy, pelo recuo do PIB (previsto para este ano em algo próximo de -3% e para 2016 algo em torno de -1%). Será mesmo?

Somente o fato do Levy ter vindo depois do início da recessão já poderia indicar, diríamos, uma opinião precipitada por parte desses críticos. Não que o rigor lógico pareça ser preocupação para quem profere estas críticas. Enfim.

Mas o que diz os gastos do governo? Afinal, se a crítica é contra a austeridade fiscal, a crítica é contra um suposto corte nos gastos do governo. Esse suposto corte nos gastos seria então a razão (ou pelo menos um fator adicional) para a recessão.

Pelos dados disponíveis pelo Tesouro Nacional, aqui olhando somente o Governo Central, as despesas totais acumularam alta de 12% nos últimos doze meses (até julho/15). No mesmo período, a inflação acumulada foi de 9,6%. Isto indica que os gastos do governo não diminuíram, mas aumentaram inclusive acima da inflação – o que indica um aumento real dos gastos. E isso tem predominado desde agosto/12 (gráfico abaixo).

gastos_governo

Ou seja, não compre a ideia de que a austeridade fiscal (corte dos gastos do governo) seja a culpada pela crise. Simplesmente porque a austeridade sequer começou. Pode ter começado no discurso mas nos números, onde realmente conta, isso não está ocorrendo ainda.


Responses

  1. […] Central. Mas não, continua-se a debater uma suposta austeridade fiscal que sequer existe! (olhar aqui  ou […]

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: