Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 03/03/2016

Dece’PIB’ção


Apresar do infame trocadilho, há pouca coisa engraçada no resultado do PIB de 2015, que foi uma decepção. Muito provavelmente esse resultado já estava antecipado nos balanços das empresas, nas carteiras de trabalhos de muitos brasileiros e nas projeções acerca do futuro.

Como foi divulgado hoje, o PIB caiu 3,8% no ano passado. Não é para surpreender ninguém esse resultado negativo, pois não é de hoje que os resultados desse governo caminham na direção do buraco. Como pode-se ver na tabela abaixo, a primeira linha mostra o resultado do PIB em 4 trimestres contra os 4 trimestres imediatamente anteriores. Assim, ao final do 4º Trimestre de cada ano, o resultado é o próprio resultado do PIB no ano. Há várias formas de ver o resultado do PIB contra diferentes períodos de tempo, mas o resultado é sempre ruim.

evolução PIB.png

“Ah, mas a culpa é lá de fora, o cenário externo, os Estados Unidos, a China, a Europa,…” é lenga lenga (ou “historinha pra boi dormir”). Para quem ainda se atém a esse discurso, faço questão de apresentar os gráficos abaixo, com as taxas de crescimento de 2015, segundo o último relatório do FMI de janeiro de 2016.

Como é fácil ver, o mundo está crescendo 3,12%! Assim, me recuso a comprar qualquer argumento que diz que o problema é externo. Além disso, as economias avançadas crescem quase 2%, o que implica que são os emergentes que mais puxam o resultado do PIB mundial. Em 2015 o crescimento é de quase 4% entre os emergentes, com destaque especial para a China com 6,8% e Índia com 7,26%. E não se pode falar da América Latina, que está crescendo 1,4% quando se exclui o PIB do Brasil.

Crescimento Mundo

Olhando com mais carinho para a América Latina, nós somos um dos poucos países com queda de PIB. Tirando a política econômica heterodoxa e a política maluca da Venezuela, o Brasil é o pior país da região.

Crescimento America Latina

Vai ver é por isso que esse resultado é dece”PIB”cionante….

Acho que nem precisa falar nada do papel do governo nesse exuberante resultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: