Publicado por: Guilherme Byrro Lopes | 26/07/2016

Yo Ho, levantar âncora!


“- Terra à Vista!”- Grita lá de cima um marujo.

Paira um clima de esperança no país. Não aquela esperança de que agora tudo vai melhorar, mas aquela ponta de esperança que se tem ao pegar a luneta e, no meio de um enevoado mar, observar um pedaço de terra. Pode ser que seja apenas uma ilha, ou pode ser que seja um continente. Os sinais de melhora da economia parecem estar aparecendo, ao olhar atento da luneta.

Essa esperança meio confundida com alegria não é ainda suficiente para animar a todos. Uma boa parte da tripulação do país está sem atividade nesse navio, que está à deriva à muitos meses.

Depois de um justificável motim, retirando  a capitã de 2 tapa olhos e muitos papagaios, outro capitão assumiu o navio. Não que esse novo capitão tenha algum talento na arte de manusear o leme, mas parece ao menos saber andar no convés sem cair. E não, não foi ele a gritar “Terra à Vista”. E também não foi seu imediato, nem o contramestre, foi apenas um marujo, nesse barco parado.

Com esse grito, a tripulação toda se animou, da forma que pôde. A retomada da confiança num mar de águas paradas é de renovar os espíritos. Nesse sentido, caminha a economia do país. A confiança parece começar a retomar uma trajetória de melhora. As pesquisas de confiança setoriais da FGV apontam que os agentes econômicos estão mais confiantes no rumo que o país vai tomar.

indicadores de confiança fgv.png

Os dados dos últimos meses até junho de 2016 colocam o Comércio, a Indústria de Transformação, os Serviços e o Consumidor com mais confiança e num possível ponto de inflexão. Apenas a Construção ainda não aponta nessa direção, mas o fato da confiança deixar de continuar a afundar já é positivo. Não é difícil também ver no gráfico que a deterioração da esperança em encontrar terra firme não é recente, mas fruto de muitos meses (e anos) de navegar a esmo e sem bússola.

Outro sinal bastante claro e imediato de que a luneta pode estar correta é o desempenho da Bolsa, que reflete a animosidade financeira do país. A recuperação do Ibovespa também implica na recuperação do valor das empresas, garantindo mais estabilidade financeira, mais estabilidade do emprego nessas empresas  e melhoria do ambiente de negócios.

Ibovespa.png

Esses sinais tem algo em comum, que é apontar a recuperação econômica. Isso não quer dizer que o furacão que passou e deixou o barco à deriva tenha feito poucos estragos. Pelo contrário! Estamos começando a ver a terra, estamos começando a levantar a âncora, os bons ventos já começam a soprar, mas o mastro ainda está danificado e as velas ainda precisam ser levantadas.

Ainda devemos ficar uns meses nessa marolinha antes de seguir viagem e navegar livremente, mas os ânimos já estão se renovando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: